-
Arquitetos: Marc Mimram
- Área: 4500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Julien Lanoo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os espaços de ensino de La Fabrique são projetados na paisagem da cidade, incentivando os estudantes a se envolver com o contexto do edifício e permitindo que a cidade observar o interior do edifício através da envoltória com nervuras da fachada. O térreo transparente dá a sensação de que uma força gravitacional puxou o edifício para cima deixando-o descansar sobre salto-altos, permitindo que a cidade exista sob ele.
A massa do edifício consiste em blocos de dois pavimentos empilhados. O bloco que consiste os dois primeiros pavimentos estão assentados sobre um térreo transparente, enquanto que os blocos superiores recuam em relação à este, moldando o volume do edifício dentro das limitações impostas pela legislação urbana. Os blocos estão unidos pela envoltória comum, uma membrana de alumínio semitransparente que envolve as 'caixas de vidro'.
Uma cortina de metal desliza entre as grandes janelas para emoldurar as vistas da cidade, do casario à sua imponente catedral. Durante o dia, o edifício reflete as mudanças de luz à medida que o sol se move em torno da fachada; durante a noite, o interior e exterior são revertidos, revelando o esqueleto do edifício e se transformando entre transparente e opaco.
Segundo Marc Mimram, Diretor Fundador:
“A localização central apresentou uma oportunidade rara de uma escola de arquitetura em estabelecer um diálogo entre a cidade e o estudo de arquitetura. A relação entre estrutura e envoltória foi a fundação da prática de arquitetura desde o período Gótico, e desde o século XIX foi magistralmente expressado através das estruturas metálicas.
Atualmente pode haver uma tendência de fechamento, de engrossar e solidificar, de nos separar do meio ambiente e dos elementos naturais. La Fabrique expressa uma ambição renovada para resistir a esta tendência e para abrir o prédio para a cidade e os skylines urbanos ".
A nova escola foi acima de tudo, desenhada como uma ferramenta para seus estudantes, uma maneira de experimentar o estudo de arquitetura e configurar espaços compartilhados onde interagir, colaborar e descobrir. O nome do edifício, La Fabrique, faz referência à história do terreno, mas também ecoa o estudo de arquitetura: a construção do conhecimento e o conhecimento de construir.